Quais são as causas das feridas no céu da boca?

Você já teve feridas no céu da boca? Assim como qualquer outra ferida, estas que aparecem no céu da boca podem ser incômodas, causar dores e até mesmo desencadear problemas bucais devido a falta de higienização da região bucal em decorrência da dor. 

Justamente para que esse inconveniente possa ser evitado é preciso conhecer as possíveis causas dessas feridas, que por sua vez podem ser inúmeras, e assim fortalecer a sua saúde bucal contra esse problema e muitos outros. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as possíveis causas dessas feridas, formas de evitá-las ou tratá-las caso necessário, sabendo identificar os principais sintomas para que possa buscar a ajuda necessária através de um plano dental, por exemplo. 

Quais são as principais causas de feridas no céu da boca

Assim como já dito anteriormente, as feridas da boca são causadas por motivos diferentes, mas que devem ser notados para que dessa forma o paciente possa evitar. 

Em geral, é possível criar feridas devido a falta de hidratação bucal, ou até mesmo ao comer algum alimento duro e este acabar ferindo sua boca, o que são motivos simples de se evitar.

Entretanto, o real perigo dessas feridas é quando elas se apresentam como sintomas de doenças mais sérias, mesmo que estas possam ser tratadas através de um plano dental para empresas.

É justamente isso que acontece no caso de câncer na boca. Isso porque, essa doença se manifesta através de feridas e aftas. 

Portanto, é importante desconfiar de lesões que aparecem com frequência e apresentam secreções, bem como acabam se espalhando para tecidos como a língua e até mesmo a garganta.

Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais motivos que causam feridas no céu da boca, mas que podem ser tratados por um plano odontológico bom.

  • Lesões na boca;
  • Aftas;
  • Desidratação;
  • Mucocele;
  • Câncer;
  • COVID-19.

Na presença de qualquer sintoma, além das feridas no céu da boca, procure um médico e dentista, podendo tratar com propriedade qualquer doença, além de preveni-las.

Quais são os métodos recomendados para tratar uma ferida no céu da boca?

Assim como qualquer doença bucal, o tratamento deve ser avaliado por um profissional dentista, uma vez que apenas um profissional poderá indicar o melhor método avaliando cada peculiaridade de cada paciente.

Por isso, caso perceba que aftas e feridas aparecem frequentemente, é importante buscar um dentista. 

Vale a pena lembrar que é possível se consultar com um bom profissional de maneira facilitada através da contratação de um plano odontológico, que atualmente oferece planos para empresas e seus funcionários, mas também planos para MEI e pessoas físicas.

Para entender melhor basta pesquisar sobre quanto custa um plano odontológico.

Mesmo assim, é possível afirmar que existem algumas formas mais comuns de tratar feridas na boca.

Se a causa for questões simples, o profissional poderá receitar uma pomada para ajudar na cicatrização da ferida e assim os sintomas como a dor ou incômodo poderão cessar. 

Entretanto, caso a ferida esteja relacionada com doenças virais, como é o caso da COVID-19, ou até mesmo com o câncer de boca, língua ou garganta, o tratamento sai do âmbito odontológico. 

Isso porque, para resolver as feridas é necessário tratar a sua causa.

Nesse caso, seriam tratamentos relacionados à infectologia para cessar a atuação do vírus, ou com o oncologista, que por sua vez pode sugerir tratamentos como quimioterapia ou radioterapia para curar o câncer. 

Como evitar que essas feridas se desenvolvam no céu da boca?

Uma coisa é certa! Evitar o problema é sempre mais fácil do que remediá-lo. Sendo assim, para evitar o surgimento dessas feridas, é importante cuidar de sua saúde bucal como um todo.

As ações de prevenção mais eficazes nada mais são do que manter a higienização bucal em ordem, realizar consultas com o dentista de rotina e ter uma boa alimentação. 

Seguindo esse caminho é possível evitar mais de 90% de todas as possíveis doenças bucais que possam afetar a sua boca e bem estar.

Além disso, essas ações te ajudam a manter um belo sorriso, mesmo que não tenha um plano odontológico cobre aparelho.

Em suma, além de uma boa saúde bucal, essas ações, principalmente a boa alimentação, com consumo de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, também vai te prover uma boa qualidade de vida para manter a disposição e conseguir ser uma pessoa ativa, mesmo com a chegada da terceira idade. 


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.