Pode-se confiar na melatonina para criança?

Não faltam crianças que também têm dificuldades para dormir e uma grande questão é: melatonina para criança é uma ideia aceitável?

Antes, a ideia era que apenas as pessoas adultas precisavam se beneficiar da melatonina, já que as crianças, depois dos 3 anos, mais ou menos, dormiriam com tranquilidade.

Se for mesmo assim, qual seria a razão de haver tantas crianças dormindo mal? Será que a melatonina para criança seria mesmo uma saída para os pequenos descansarem melhor?

É muito importante conhecer mais sobre a melatonina, se ela tem efeitos colaterais e como ela é recebida no organismo das crianças para que, dessa forma, considere-se se esse é mesmo um tratamento indicado.

O que é a melatonina para criança?

A melatonina, de forma geral, é um composto criado pelo corpo para que se consiga dormir de forma profunda, recuperando o corpo e dando ao cérebro condições de fazer o processamento de informações do dia.

No entanto, mesmo em crianças, pode ser que a quantidade de melatonina existente no organismo não seja o bastante para que a pessoa realmente durma. Por isso, complementar é a solução, especialmente quando o caso de dificuldade para dormir é severo.

Sendo assim, a melatonina para crianças seria apenas um suplemento que traria ao organismo uma quantidade maior dessa substância e, com isso, haveria uma qualidade de sono maior.

De fato, esse suplemento conseguiria, mesmo nos pequenos, assegurar que se tivesse o ciclo circadiano em ordem e permitindo noites de sono mais profundo.

Além disso, a melatonina para criança seria benéfica pelo fato de ser uma dosagem baixa e dê as próprias crianças têm essa substância em seu corpo, ou seja, não é nada alheio ao sistema imunológico.

Causa efeito colateral?

Mais uma questão quando se fala em ministrar melatonina para os pequenos é se isso realmente provocaria efeitos colaterais.

Contudo, isso não precisa ser algo que tome a atenção dos adultos porque a melatonina, sendo algo vindo do organismo, é muito segura. Não é comum que as crianças tenham efeitos colaterais quando usam suplementação com melatonina, desde que ela seja pura.

Cabe lembrar que algumas fabricantes colocam vitaminas a mais na melatonina e, nesses casos, é importante que os responsáveis fiquem atentos a uma possível existência de alergia.

Além de tudo, é interessante dizer que a melatonina para crianças deve sempre ser indicada por um pediatra em vez de se começar a consumir por conta própria. Quando a melatonina for usada para os pequenos, o ideal é que se trate da gramagem 3mg, que é a mais baixa.

Há versões de melatonina para criança que sejam mais atrativas?

Uma dúvida sobre o consumo de melatonina é se as crianças aceitam esse tipo de suplemento e a verdade é que a indústria de suplementos naturais já criou uma versão em goma, que tem sabor de morango e que pode ser mastigada.

Com sabor agradável e até com um delicioso aroma, essa versão da melatonina é encarada pelas crianças até mesmo como uma bala, ou seja, o consumo por parte dos pequenos fica bem mais fácil.

Também se pode consumir a melatonina em gotas, havendo a possibilidade de sabor agradável, como o de maracujá. Assim, quando se pinga o suplemento na língua das crianças, elas conseguem ingerir sem reclamar.

Como se vê, se essa suplementação for a saída para que os pequenos durmam com mais qualidade, existem opções de sabor melhor e que serão perfeitas para ajudar as crianças em seu descanso.

Por que o sono é tão importante para as crianças?

É fundamental que se identifique quando as crianças estão com dificuldades reais para dormir e que a melatonina para criança seja usada como solução em casos mais severos porque isso traz muitos problemas  ao crescimento.

Determinados hormônios associados ao desenvolvimento do corpo das crianças só é fabricado enquanto estas estão dormindo. Desse modo, se falta quantidade ou qualidade de sono, também vai faltar a produção desse hormônio.

É por causa disso que tantas crianças acabam não crescendo da forma necessária para a sua idade: porque falta esse hormônio.

O aprendizado das crianças na escola também pode ser afetado no caso de não haver sono suficiente, baixando o desempenho escolar.