Tênis confortável: saiba qual o seu tipos de pisada

Você conhece o seu pé? Isso mesmo que você leu! Saber seu tipo de pisada é muito importante

O mercado oferece produtos esportivos para todos os tipos de gosto e biotipos de pessoas, inclusive, para o tipo de atividade que será realizada. Mas você sabia que é importante saber qual é o seu tipo de pisada para adquirir um tênis confortável?

Os pés são a base da sustentação e do alinhamento do corpo. Logo, se você pisar de maneira errada acontece um desequilíbrio corporal. Nesse sentido, principalmente se você é adepto de atividades físicas, é importante conhecer a sua pisada para comprar o calçado certo, que o ajudará a aproveitar ao máximo os benefícios de cada exercício.

Embora cada um tenha uma pisada diferenciada, basicamente, existem três tipos delas e nós vamos apresentá-las aqui e, claro, ajudar você a identificar qual é o seu tipo. Continue a leitura e confira!

Quais os tipos de pisada?

A seguir, explicamos como são os diferentes tipos de pisadas existentes.

Pronada

Nesse caso, a pisada começa do lado esquerdo do calcanhar e termina próxima às regiões do dedão. Também é conhecida como “pisar para dentro”, esse tipo de pisada faz com que todo o peso seja descarregado na borda medial ou interna do pé, fazendo com que o indivíduo tenha um arco plantar pequeno.

Como a pronada serve como uma “preparação” para gravidez, normalmente ela é mais comum em mulheres.

Em alguns casos mais extremos, esse tipo de pisada pode ocasionar problemas, como desalinhamento de quadris, tornozelos e joelhos. Para evitar que o quadro se agrave, é importante trabalhar o fortalecimento da região.

Neutra

A pisada neutra tem como principal característica o impulsionamento da passada com toda a frente do pé. Nesse caso, o pé atinge o solo corretamente, distribuindo uniformemente o peso por toda a planta. Esse é o tipo mais correto de pisada, uma vez que consegue absorver o impacto sobre as articulações.

Supinada

Ao contrário da pronada, na pisada supinada o esforço começa no calcanhar e o lado externo mantém o contato do solo com o pé. Nesse caso, a pisada termina impulsionando peso no dedinho do pé.

Esse tipo de pisada é mais comum em pessoas que têm o pé cavo (arco do pé alto e bem curvado). A longo prazo, a pisada supinada pode ocasionar lesões nas costas, joelhos e pés.

Normalmente, pessoas com esse tipo de pisada costumam ter bolhas nos pés, tendinites e rachaduras. Lesões mais graves, como artrose e joanetes também podem afetar esse público com o passar do tempo.

Como saber meu tipo de pisada?

Você pode descobrir o seu tipo de pisada por meio de testes específicos ou simples. Veja só:

  • testes específicos: nesse caso, a sua pisada passará por uma avaliação biomecânica, em um laboratório que conta com câmeras bi e tridimensionais, além de marcadores refletivos, que são posicionados em posições pré-determinadas;
  • testes simples: essa maneira é tão fácil que você falará “como nunca pensei nisso”? Nesse caso, você pode descobrir seu tipo de pisada por meio do desgaste do seu tênis, baseando-se no desgaste do solado. Caso o desgaste esteja uniforme, é sinal de que você tem a pisada neutra; caso haja um desgaste na parte interna, sua pisada é pronada; e se o desgaste estiver maior na parte externa, significa que sua pisada é supinada.

Como você pode ver, saber o seu tipo de pisada não ajudará apenas a escolher o tênis ideal, mas também ajudará a cuidar melhor da sua saúde como um todo e, se necessário, poderá procurar ajuda para corrigir o problema e até mesmo prevenir-se dele. Entender alguns detalhes do nosso corpo é importante para melhorar nossa qualidade de vida e cuidar bem da nossa saúde.