As etapas do Inbound Marketing – Atrair

Por ser um conjunto complexo de estratégias que englobam todo o relacionamento com o cliente (inclusive o pós-vendas) e lidar com uma série de informações, o Inbound Marketing é composto em uma sequência de etapas, ou fases, que precisam ser cumpridas com sucesso para que os resultados sejam positivos e sólidos. Conheça abaixo as principais etapas do Inbound Marketing:

Antes de continuar com a leitura, certifique-se de ter acessado esses artigos para um entendimento completo do que é e para que serve o Inbound Marketing:

Etapa 1 de Inbound Marketing – Atrair

Para que um site tenha relevância e encontre potenciais clientes, ele precisa atrair acessos. Se não há Leads, não há como requerer conversões. Por esse motivo, a primeira estratégia do Inbound Marketing é a de garantir que o usuário em potencial visualize a campanha de uma empresa e decida por acessar a homepage. Porém, como dito acima, em vez de gastar todos os recursos procurando pessoas que possam se interessar pela empresa, no Inbound Marketing, essa energia é utilizada para construir uma imagem que mereça de fato a atenção do cliente, atraindo-o de forma espontânea de pelas suas reais necessidades.

O resultado de um público atraído por suas reais necessidades do momento é que este está muito mais engajado e disposto a consumir o produto ou serviço oferecido pela empresa. Existem várias maneiras de se fazer visível na Internet, as mais utilizadas são:

  • BLOG: Uma das principais estratégias de marketing de conteúdo, o blog é um terreno fértil para o desenvolvimento de Inbound Marketing. Para que isso aconteça, o conteúdo a ser produzido no blog deve ser baseado nos interesses, tendências e necessidades reais de seu público-alvo, orientando-o no caminho de compra, mas também criando um relacionamento mais próximo com este público.
  • SEO: Consiste no estabelecimento de estratégias para o ranqueamento de sites nos primeiros resultados de pesquisa de buscadores, tendo como referência principal o Google. Mas, ter o seu site nos resultados do Google vale a pena? Todos os meses, são realizadas mais de 100 bilhões de buscas no Google e já existem diversos estudos que comprovam a importância dessa ferramenta, diante do fato de que mais de 80% dos consumidores tendem a pesquisar nos buscadores informações sobre produtos, serviços e empresas antes de realizarem um negócio.
  • Para posicionar os sites em seus resultados de pesquisa, os motores de busca se utilizam de uma série de algoritmos que determinam a relevância de uma página para o assunto pesquisado, a qualidade e segurança da mesma, avaliando também a experiência de usuários que a acessaram anteriormente. Por isso, as estratégias SEO buscam corresponder a todas as exigências desses buscadores, tornando o seu site perfeito para ser identificado e ranqueado como relevante, com o objetivo de posicioná-lo nos primeiros resultados, estes que recebem mais de 50% dos cliques nas buscas.
  • LINKS PATROCINADOS: Os anúncios patrocinados são uma forma de alcançar maior visibilidade e controle sobre o público-alvo para quem a campanha será exibida, uma vez que essas ferramentas possibilitam uma segmentação do público por localização, faixa etária, dentre outras informações. Os mais comuns são os AdWords, aqueles que aparecem nos resultados de pesquisas dos buscadores, mas também há os banners e os Adwords de redes sociais, como o Facebook Ads e os posts patrocinados.
  • REDES SOCIAIS: Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram um campo fértil para o Inbound Marketing, pois elas permitem uma maior interação com o cliente, de maneira fluida, personalizada e, assim, dá mais ferramentas de atração para o site de uma empresa. O investimento em redes sociais, porém, inicia-se pela escolha da rede social, que permita a melhor visualização de uma empresa e abarque o público-alvo.

A principal forma de atrair usuários pelas redes sociais é divulgar conteúdos de qualidade, estes que funcionam como um gatilho para o relacionamento. A possibilidade de interação em fóruns, chats, comentários e compartilhamentos ainda abre um novo campo menos engessado e mais cheio de possibilidades para entender as necessidades de cada cliente e poder atende-las da melhor forma. Pela interação, além de atrair novos clientes, as redes sociais se tornam potenciais campos de informações sobre perfil do usuário, seus interesses, necessidades, ideias, dentre outros.