Vender – Inbound Marketing
Por ser um conjunto complexo de estratégias que englobam todo o relacionamento com o cliente (inclusive o pós-vendas) e lidar com uma série de informações, o Inbound Marketing é composto em uma sequência de etapas, ou fases, que precisam ser cumpridas com sucesso para que os resultados sejam positivos e sólidos. Conheça abaixo as principais etapas do Inbound Marketing:
Etapas de uma estratégia de Inbound Marketing
Etapa 4 de Inbound Marketing – Vender
Todo o trabalho que a empresa investe na geração e segmentação de Leads tem como objetivo principal produzir uma base de alta qualidade e maiores oportunidades de negócios. Em alguns casos, esse processo ocorre dentro do próprio e-commerce, porém, em outros, a venda requer um contato personalizado entre empresa e cliente em potencial. Esse processo se torna ainda mais detalhado, complexo e sensível para produtos de alto ticket, que são direcionados a nichos bastante específicos.
LEAD SCORING: Para avaliar e quantificar esse processo de conversão, existe a ferramenta de Lead Scoring, ou pontuação de Leads, que tem como função identificar por informações coletadas, o potencial de um Lead se tornar cliente, ou seja, de gerar conversão. É uma forma de interpretar o comportamento do Lead e tomar decisões acertadas para mantê-lo e um relacionamento que conduza à venda.
Muitas vezes, o Lead apresenta sinais de afastamento de seu interesse e, se não for percebido a tempo, a empresa pode perde-lo para um concorrente, por exemplo. O Lead Scoring ajuda a identificar essas nuances, especialmente em vendas mais complexas.
INBOUND SALES: Traduzido como “Vendas Internas”, é uma estratégia de funcionamento da empresa que visa manter o seu time de vendas funcionando de forma interna, ou seja, em contato uns com os outros e através de reuniões, tecnologias de comunicação, demonstrações, relatórios, etc. Essa forma dá ao time maior informação a respeito das atividades, dos desafios e das conquistas internas da empresa, abre campo para inovações e possibilita um maior controle sobre a sua performance.
CRM: Para que o Inbound Sales ocorra de forma positiva, a empresa necessita ter a capacidade de comunicar-se interna e externamente da forma mais transparente, eficaz e organizada o possível, podendo performar mesmo sem ter o contato direto com o cliente. As ferramentas CRM são importantes tanto para garantir a fluidez do funcionamento da empresa quanto para otimizar o relacionamento com o cliente, auxiliando na coleta, análise e cruzamento de dados de forma completa e automática. É uma das melhores tecnologias que permitem à empresa conhecer de fato o seu público-alvo e tomar decisões acertadas para garantir a conversão.