Para que serve o Inbound Marketing?

A cada dia que passa, a internet está mais associada às decisões cotidianas das pessoas, tornando-se um ambiente equiparável ao real onde, muitas vezes, o online e o offline se confundem. Com a internet móvel, Wi-Fi e os Smartphones, os usuários estão conectados 24 horas de forma que a internet não é mais um “ambiente” para onde um indivíduo se conecta, mas uma extensão de seu dia-a-dia.

Antes de continuar com a leitura, certifique-se de ter acessado esses artigos para um entendimento completo do que é e para que serve o Inbound Marketing:

Da mesma maneira, os relacionamentos profissionais e comerciais ganharam espaço justo na internet, que hoje abriga empresas de todos os ramos e conteúdos das mais diversas especificidades à distância de um clique. Não é à toa que muitos comerciantes dizem ter a impressão de que o cliente conhece mais o produto que eles.

Por esse motivo, o Inbound Marketing é útil e importante para qualquer empresa que deseja se desenvolver e ampliar sua marca, afinal, na internet, não há obstáculos geográficos, qualquer empresa está à mercê de um clique. As estratégias que compõem o Inbound Marketing podem ser adaptadas a qualquer empresa.

Quando comparamos o Inbound Marketing com o Marketing Tradicional, podemos observar uma série de pontos que o primeiro alcançou em relação ao segundo, como, por exemplo, o status de se tornar uma estratégia de investimento, e não de custo, que estrutura bases permanentes de uma empresa.

Outro ponto ultrapassado pelo Inbound Marketing é o do controle de seus resultados, uma vez que, nessas ferramentas, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, acessaram ou converteram determinada campanha; informações sobre o tipo de público, como localização, idade, etc, dando aos profissionais, informações importantíssimas para otimizar campanhas e obter melhores ROI (Retorno Sobre Investimento).

Por isso, o Inbound Marketing de forma também como uma ferramenta de pesquisa de mercado e atualmente tem sido explorado de forma ampla pelas empresas como estratégia básica de marketing.

Agora que já sabe para que serve o Inbound Marketing, acesse a primeira etapa pra uma estratégia completa

As principais utilidades do Inbound Marketing São:

  • Aumentar a visibilidade e relevância de uma empresa;
  • Diminuir os custos para conseguir novos clientes;
  • Atrair clientes em potencial, isto é, usuários que realmente apresentem interesse no produto/serviço oferecido;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Facilitar e agilizar o processo de vendas;
  • Aumentar o número de conversões.