O que é Inbound Marketing?
Baseando-se no relacionamento personalizado e na educação ao consumidor, o Inbound Marketing é formado por um conjunto de estratégias que visam tornar uma empresa cada vez mais atraente e relevante para o cliente, de forma que eles a busquem voluntariamente, priorizando a qualidade das informações, em vez de se utilizar de propagandas abusivas, excessivas e irrelevantes.
Antes de continuar com a leitura, certifique-se de ter acessado esses artigos para um entendimento completo do que é e para que serve o Inbound Marketing:
Inbound Marketing
Denominamos Inbound Marketing o conjunto de estratégias e técnicas de marketing que tornam uma empresa potencialmente atraente para o seu público-alvo em um determinado contexto, sendo ao contrário do Outbound Marketing, que atua para que a empresa vá atrás e encontre o cliente.
Esse conceito surgiu nos Estados Unidos e se tornou bastante popular após o advento dos buscadores, sendo o Google, a principal referência, as redes sociais e os blogs. Em 2009 foi publicado o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, tornando ainda mais relevante e popular a adoção desse tipo de estratégias.
Junto com a popularização da internet móvel e a migração dos usuários para as mídias sociais – estes que estão cada vez mais conectados, o Inbound Marketing se tornou uma grande necessidade para as empresas que desejam conquistar algum espaço de relevância e visibilidade na web e serem escolhidas pelos clientes, em meio à concorrência. Por isso, podemos dizer que na última década, essa prática explodiu de vez e cada vez mais as empresas a estão incorporando em seus investimentos.
Em uma tradução livre, podemos definir Inbound Marketing como “Marketing de Atração”, que define exatamente o que essa prática proporciona: tornar uma empresa atrativa e interessante o suficiente para interpelar o potencial cliente a acessar seu website. No Inbound Marketing, quem procura a empresa é o cliente, e não o inverso.
Mais do que atrair o potencial cliente para acessar o site de uma empresa, as estratégias do Inbound Marketing se ampliam por todo o processo de relacionamento a fim de manter o interesse do usuário vívido, conduzindo-o para uma conversão e formação de rede de conexões. Por isso, as ações de Inbound Marketing podem ser mais complexas do que parecem, exigem estudo e análise de todos os fatores associados ao relacionamento com o cliente.
Descubra, nesse conteúdo, como transformar a sua empresa em um ponto de atração para potenciais clientes, tornando-a referência em sua área de atuação, assim como garantir a perfeita condução do relacionamento a fim de influenciar positivamente a decisão de compra de futuros clientes.