Quanto tempo dura uma crise de abstinência?

Quando o assunto é dependência química, uma pergunta frequente é quanto tempo dura uma crise de abstinência e como lidar com todos os sintomas associados.

É um processo difícil, mas para que a pessoa consiga passar por essa fase da melhor maneira, é necessário buscar ajuda de uma clínica de reabilitação alcoólica, para um melhor acompanhamento.

Se você conhece um familiar ou amigo que está tentando se livrar das drogas, quanto mais informações você tiver sobre os sintomas de abstinência, mais ferramentas terá para ajudá-lo.

Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber, não apenas sobre o tempo de uma crise de abstinência, mas seus principais sintomas.

Quanto tempo dura uma crise de abstinência?

Em primeiro lugar, a crise de abstinência se refere ao conjunto de sintomas provocados pela interrupção brusca do consumo de uma substância.

Já em relação a quanto tempo dura uma crise de abstinência, ele varia de acordo com as drogas e as doses consumidas, mas também em função da pessoa e de seu contexto sociocultural.

Quanto maior for o tempo de uso, mais tempo pode durar essa crise, e se a pessoa consome vários tipos de substâncias, as interações também podem influenciar nesse tempo.

Geralmente, essas crises duram entre 4 e 15 dias, porém, em alguns casos, podem demorar mais.

Por que acontece a crise de abstinência?

Como o cérebro se adaptou àquela substância, na sua falta, o corpo e a mente reagem, o que desencadeia uma série de sintomas.

Isso acontece porque as drogas agem no sistema de recompensa do cérebro, que é o responsável por processar as informações associadas ao prazer e satisfação.

Portanto, quando há a redução ou falta da substância, esse sistema de recompensa é afetado, e como resposta, os sintomas de abstinência aparecem.

Quais os sintomas de abstinência?

Os sintomas mais intensos normalmente desaparecem após algumas semanas após a pessoa parar de usar a droga, enquanto outros podem durar meses.

Como a interrupção brusca de certos psicotrópicos pode envolver episódios problemáticos, é necessária que se faça em uma clínica de recuperação para menor, pois deve ser feita sob a supervisão de um profissional qualificado.

Os sintomas podem variar de acordo com a droga, mas os mais frequentes são:

  • Tremores;
  • Pulso acelerado;
  • Irritabilidade;
  • Suor excessivo.
  • Problemas de sono;
  • Agitação;
  • Depressão;
  • Tentativa de suicídio.

Justamente por causa desses sintomas, é indispensável um cuidado redobrado da clínica de reabilitação e, particularmente, da família.

Como é o tratamento para crise de abstinência?

Sabendo agora quanto tempo dura uma crise de abstinência, como é feito o tratamento?

Como os sintomas variam conforme o tipo de droga, existem diversas opções de tratamento, que também varia de acordo com as necessidades da pessoa e levando em consideração a gravidade do problema.

Também é levado em conta a rede de apoio do indivíduo e a motivação da pessoa a aderir ao tratamento.

Alguns medicamentos podem fazer parte do plano de tratamento, pois ajudam a reduzir a necessidade de consumir a droga ou restabelecer o equilíbrio de determinadas substâncias químicas.

Já para tratar a abstinência psicológica, é fundamental a psicoterapia, para que o dependente tenha uma maior consciência do que o levou a usar a droga e aumente a autoconfiança.