Quando usar PIX ou cartão de crédito

A forma de pagamento de uma compra pode ser um momento de bastante dúvida, especialmente quando você tem um número maior de opções. Confira qual a melhor forma de acordo com seu planejamento

As compras fazem parte do nosso cotidiano e são necessárias para sobreviver atualmente. Afinal, é por meio delas que adquirimos comida, roupas, água e outros itens básicos de sobrevivência. No entanto, assim como a tecnologia e a cultura, as compras foram se modificando com o passar do tempo.

Ao longo da história, é possível perceber como a sociedade mudou e como os desejos das pessoas foram se alterando, apesar das necessidades continuarem parecidas. Um exemplo disso é a forma que atendemos a necessidade de se alimentar e se hidratar. No entanto, o que mais se modificou foi a forma de pagamento desses itens, que sempre foram adquiridos por meio da troca.

O que antigamente era comprado por meio de trocas de produtos ou serviços, hoje em dia é trocado por valor monetário, seja uma cédula de dinheiro, cheque, cartão, PIX ou criptomoedas. Com a criação de bancos digitais que oferecem cartão de crédito sem anuidade, o modo de pagamento favorito tornou-se o próprio cartão de crédito pela facilidade e rapidez de aprovação em compras online.

No entanto, a criação da modalidade PIX também trouxe essa facilidade e rapidez, deixando muitas pessoas em dúvida de qual o melhor método de pagamento. Confira como decidir a melhor forma de pagamento para cada situação, de acordo com seu planejamento financeiro.

Cartão de crédito

Não há dúvidas que o cartão de crédito pode facilitar a vida das pessoas. Afinal, por meio dele, você pode adquirir um produto agora e pagar no fim do mês ou parcelado por vários meses. No entanto, muitas pessoas se endividam com o cartão de crédito, tornando-se um dos principais meios de endividamento do país.

Com planejamento, o cartão pode ser um grande aliado. Afinal, você pode parcelar uma compra de um valor maior, pode conseguir descontos com antecipação de parcelas, além de aumentar seu score de crédito, quando utilizado de forma responsável e planejada.

Ao utilizar o cartão de crédito, é importante pensar se você terá o dinheiro para pagar aquele valor ou parcela no fim do mês e se você precisará do limite em alguma emergência. É válido lembrar que quando você parcela uma compra, parte do seu limite fica indisponível, o que em caso de emergência, pode ser um empecilho.

É importante também se planejar para pagar as parcelas. Se você parcelar a compra mensal do supermercado, no próximo mês você estará pagando a compra do mês anterior e precisará fazer outra, o que pode não ser vantajoso a longo prazo.

PIX

A modalidade PIX ajudou diversos microempreendedores, além de facilitar as transferências bancárias, tornando-as sem custo. No entanto, para realizá-la, é necessário ter dinheiro na conta-corrente, então seria como se estivesse passando o cartão de débito, sem cobrar uma taxa.

Ao utilizar o PIX, é importante lembrar que você não terá aquele dinheiro em caso de emergências ou se precisar realizar um saque. Além disso, há lugares que não aceitam cartão de crédito, por isso, é necessário estar atento ao valor que tem na sua conta.

Analise seu planejamento financeiro:

  • Se você mantém o dinheiro em conta-corrente, você pode utilizar o PIX ou o cartão de crédito, parcelando e antecipando parcelas para obter desconto;
  • Se for pagar com PIX, você pode negociar um desconto, uma vez que o pagamento será à vista e o vendedor não terá que arcar com taxas, recebendo o valor inteiro;
  • É importante se atentar se a compra é única ou se é a compra de um produto mensal, principalmente se sua intenção é parcelar a compra.