Conteúdos que vendem nas redes sociais

Se você está produzindo conteúdo em suas redes sociais e não sabe muito bem para qual lado seguir, de forma que o digital gere vendas, não se preocupe. Você não está sozinho. Hoje, muitas pessoas pensam que precisam ir para as redes sociais, pois é lá que as pessoas estão. Bom, isto até que é verdade. No entanto, entre não ir ou ir de qualquer jeito, é melhor não ir.

Mas, o que isto quer dizer? Quer dizer que você precisa pensar nas estratégias das redes sociais, de maneira adequada e inteligente. Postar por postar para simplesmente “tapar um buraco”, não faz o menor sentido. É preciso postar com o objetivo de alguma coisa. 

Para que você possa bolar uma estratégia interessante e criativa para seu negócio alavancar de vez nas redes sociais, acompanhe o artigo de hoje.

Vamos lá?

Conteúdos que vendem nas redes sociais – Como produzir conteúdos certeiros?

Produzir conteúdo é um dos maiores gargalos de quem trabalha com redes sociais. E isto ocorre por vários motivos. Mas principalmente pelo fato de que, quem alimenta as redes, não tem um plano. Se tivesse um plano de conteúdo, esta sensação de falta de criatividade não existiria, pelo simples fato de haver um passo a passo para seguir.

Há quem indique o ato de ficar publicando produtos, promoções e outros tipos de conteúdos só para preencher espaço. Isto não é muito útil, muito embora seja uma forma de “marcar território” e levar ao pé da letra aquele velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. 

Só que há muitas outras coisas que você pode (e deve) fazer para que as redes sociais gerem vendas para o seu negócio, seja ele qual for. Pode ser uma loja de maquiagem vegana, pode ser um delivery de hambúrguer ou pode ser um supermercado. Não importa: as dicas que você vai ver abaixo, podem facilmente se encaixar em qualquer negócio. Portanto, continue a leitura.

Não poste apenas produtos com seus preços – Agregue valor

Se você adora publicar em suas redes sociais sem nem mesmo pensar sobre o post, pare imediatamente. Qualquer postagem que é feita de maneira automática, ou seja, no piloto automático, pode facilmente afastar o seu público-alvo.

E uma das formas de publicar através do piloto automático, é justamente as publicações de produtos e preços. Tem problema em publicar produtos com preço? De jeito nenhum. É ótimo, na verdade. Pois a linha do tempo vira um catálogo. O grande problema está quando você faz apenas isso.

Marketing no Facebook para Pequenas Empresas

Ou seja, você precisa intercalar as publicações entre conteúdos de produto que a sua empresa vende e conteúdos que agreguem valor na vida das pessoas. Você pode ensinar receitas, pode ensinar truques, de repente pode fazer um passo a passo de como usar algum produto, pode fazer demonstrações e várias outras coisas.

Mas, preste atenção nisso aqui: nunca perca o foco de suas publicações, ok? Você precisa construir um conteúdo que agregue valor e seja diferente, mas sempre apontando, de alguma forma, para algum produto ou serviço da sua empresa. Assim você faz a famosa venda soft, que é vender sem vender.

Faça ofertas realmente irrecusáveis – E não apenas 5% de desconto

Quem nunca se deparou com uma promoção inacreditavelmente recusável, não é mesmo? Aquelas famosas promoções de dois, três, quatro ou cinco por cento de desconto em uma compra, mais afastam os compradores, do que chamam a atenção.

As pessoas não sabem o quanto apenas 5% de desconto equivale ao valor total. E isto faz parecer que não há nenhum desconto, na verdade. Portanto, você deve oferecer descontos significativos, quando assim puder fazer. 

Faça ofertas temporárias, com estoque limitado, com data marcada ou qualquer coisa que gere escassez na mente do consumidor. É isso que vai fazer vender no longo prazo.

Quando você faz uma oferta que chama muita a atenção das pessoas, você não vai ganhar dinheiro necessariamente com aquela promoção. Você vai ganhar dinheiro no longo prazo, pois você vai fazer um barulho muito grande do ponto de vista de marketing, as pessoas vão conhecer a sua empresa, produto ou serviço e isto, claro, é ótimo para faturar ainda mais lá na frente.

Use as redes sociais, portanto, para fazer este tipo de movimento. Não pense que os 5% de desconto é que vai fazer suas redes sociais venderem muito mais, ok? Pense além. Pense diferente. Seja único e, com isso, seja notado.

Tenha uma linguagem própria e que gere reconhecimento da sua marca

Gerar reconhecimento de marca é bastante importante para que as pessoas entendam, logo à primeira vista, quem é que está falando ali na linha do tempo. Então, busque escrever seus posts de maneira única. Use uma linguagem que faça sentido para o seu público e, ainda, você pode usar jargões ou expressões que façam as pessoas reconhecerem ainda mais o conteúdo.

Portanto, toda vez que você postar alguma coisa, evite as publicações aleatórias. Evite passar batido pela linha do tempo. Faça as pessoas criarem simpatia e reconhecerem algum conteúdo logo de primeira.

Dica: exagerar na semelhança visual dos conteúdos também é ruim, ok? Pois isto faz parecer que o conteúdo é sempre o mesmo.

O que você faz que só você consegue fazer?

Uma dica bem interessante para gerar exclusividade e originalidade, é encontrar alguma característica única e exclusiva da sua marca ou empresa: o que só você faz, o que só o seu produto ou serviço é capaz? 

Explorar isso nas redes sociais ajuda a criar valor e ajuda, também, na dica que demos anteriormente, sobre criar uma linguagem própria.

Muitas vezes a principal diferença entre o seu produto ou o produto de outra empresa, é o atendimento, pois os produtos realmente podem fazer a mesma coisa. Então, tudo que você puder encontrar de diferencial, explore.

Indique para as pessoas o próximo passo ou a próxima ação

E por fim, nunca deixe as pessoas “a ver navios”. As pessoas sempre querem saber qual é o “próximo passo”. Ou seja, elas sempre vão esperar pela próxima publicação, pela próxima oferta, pelo próximo lançamento ou pela próxima dica. Portanto, esteja presente na linha do tempo das pessoas com conteúdos de valor e de grande valia.

Isto certamente vai ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa no médio e longo prazo. Bora vender?