Topo de funil: Entenda tudo as etapas desse estágio do funil
Atualmente, o funil de vendas tem se tornado uma estratégia de marketing muito utilizada por ter se provado tão eficiente quanto a missão de transformar potenciais compradores em vendas de fato.
Dessa forma, cada vez mais, empresas e grandes companhias têm investido nessa estratégia de forma a agregar outras ações, como por exemplo o marketing de conteúdo, com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas.
Entretanto, apesar do sucesso e de uma maior possibilidade de aumentar o controle de leads através do funil de vendas, muitas companhias permanecem no escuro sem entender como realizar essa estratégia de forma eficaz.
Pensando nisso, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia, entendendo as definições e as melhores formas de colocar essa ferramenta em prática, para que consiga alcançar cada vez mais clientes.
Desse modo, poderá efetuar mais vendas para uma maior geração de caixa, que por sua vez ajudará a empresa a crescer e se desenvolver.
O que é o funil de vendas?
O primeiro passo para efetuar de forma satisfatória essa estratégia nada mais é do que entender de fato sobre o que ela se trata.
Portanto, saiba que um funil de vendas nada mais é do que uma estratégia do marketing digital que usa de etapas para atrair o cliente e transformá-lo em um comprador.
Dessa maneira, esse modelo estratégico, também ilustra a jornada do cliente no mundo digital, que caracteriza desde o seu primeiro passo até o atendimento pós compra, comparando essas etapas como um funil, local onde o consumidor vai escorregando ou passando.
Dessa forma, as etapas do app funil de vendas são:
- Topo do funil;
- Meio do funil;
- Fundo do funil;
- Pós-venda.
Em suma, essas três etapas são capazes de gerar informações relevantes para alimentar leads, de forma complementar a base de dados sobre os clientes a fim de definir seus perfis.
Com isso, conseguem realizar outras estratégias que são importantes para realizar um atendimento completo e personalizado, através de ferramentas, como o sistema crm.
Por que o topo de funil de vendas é essencial?
Todas as etapas do funil de vendas são importantes para o processo como um todo.
Entretanto, é necessário se ater de forma especial ao topo do funil, uma vez que além dele ser a etapa inicial, será também o responsável pela atração dos clientes para que este possa iniciar a sua jornada.
Dessa forma, é possível afirmar que sem um bom topo de funil, não é possível aplicar a estratégia em si e portanto, passa a ser impossível obter resultados com essa ferramenta.
Em suma, um bom topo de funil utilizará do marketing de conteúdo para a atração de clientes através de seus próprios interesses.
Isso por sua vez será definido através de análises do perfil de consumidores, questão que pode ser facilitada através de ferramentas, como o crm.
Dessa forma, o cliente acaba chegando até o seu conteúdo motivado pelas próprias pesquisas.
Ou seja, ao invés de ir até sua persona, desse jeito é capaz de fazer com que elas possam ir até você, uma vez que seu único trabalho será realizar um conteúdo de qualidade e de interesse, tendo apenas que esperar por elas.
Uso de gatilhos mentais para topo de funil de vendas
Quando o assunto é criar conteúdos através de blogposts para a atração de clientes em seu funil de vendas, existem algumas estratégias para além de entender o perfil de sua persona através de um sistemas de crm gratuitos.
Isso porque, é possível utilizar gatilhos mentais a fim de atrair o cliente, além de realizar uma boa otimização de texto através do SEO para fazer com que seus blogposts tenham destaque e possam ser encontrados facilmente pelo seu público-alvo.
Esses gatilhos mentais nada mais são do que eventos que podem causar sintomas emocionais positivos (felicidade, calma, entusiasmo, motivação etc.) ou negativos (medo, pânico, desânimo etc.).
Dessa forma, é possível trabalhar com gatilhos como por exemplo a autoridade. Esse por sua vez, nada mais é do que pessoas que buscam sites conhecidos do que desconhecidos para efetuar a compra.
Portanto, para alcançar esse gatilho, é preciso trabalhar a imagem de sua companhia.
Outro gatilho é o sentimento de reciprocidade. Ou seja, se você faz uma boa ação para alguém, essa pessoa provavelmente irá fazer algo positivo para você.
Para o conteúdo de topo de funil, isso quer dizer oferecer um texto rico em informações, que irá ajudar a pessoa, em troca dos dados de e-mail, por exemplo, fazendo você ganhar novos leads.
Dessa forma, é possível fazer com que as pessoas caminhem pelo funil para que consiga atingir suas metas e objetivos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.