Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito

Saiba quais as dicas para aumentar o limite do cartão de crédito, bem como, quais os fatores analisados pelas empresas credoras definir o limite e conceder seu aumento.

Os cartões de crédito funcionam da seguinte forma: o banco te empresta dinheiro que é utilizado como crédito para fazer compras à vista ou parceladas, com a oportunidade de pagar sua fatura em 30 dias. O limite de crédito é o valor máximo para o qual sua dívida pode subir, mas esse valor concedido depende de fatores como: renda mensal, capacidade de pagamento, histórico de crédito do cliente, entre outras coisas.

Ou seja, as empresas analisam se o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) possui alguma restrição diante dos órgãos de crédito SPC/SERASA e Boa Vista, em seguida, analisam os demais dados para disponibilizar a aprovação do cartão e seu limite de crédito.

Após a aprovação do cartão de crédito, as empresas realizam uma análise a cada seis meses para definir os hábitos de consumo e de pagamento do cliente, a fim de oferecer um limite de crédito pré-aprovado. No caso, a empresa avalia duas vezes ao ano se o aumento do limite pode ser concedido ao cliente.

Confira também em nosso site: Telefone Caixa para atendimento do PIS

Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito

aumentar o limite do cartão

Em algumas empresas é possível solicitar o serviço de aumentar o limite do cartão de crédito por telefone, internet, aplicativo e agências bancárias, como por exemplo, o banco Santander que disponibiliza o número de telefone Santander cartões para que o cliente possa solicitar o aumento de limite sem sair de casa.

Entretanto, para ter o limite concedido a empresa avalia os seguintes critérios mencionados abaixo, os quais podem ser usados como dicas para aumentar o limite do cartão:

Quando solicitar o aumento do limite?

Como mencionado no início do conteúdo, a empresa realiza a análise dos hábitos de consumo e pagamento do cliente a cada seis meses, portanto, o ideal seria solicitar o serviço de acordo com esse período, pois há maiores chances de ter o cartão aprovado.

Mantenha um bom histórico de crédito

Os bancos levam em consideração sua capacidade de endividamento, pois se acharem que você está saturado de dívidas ou que costuma realizar o pagamento de faturas atrasado é possível que não aumentem o limite.

Caso sempre utilize o limite do cartão por completo, realize saque emergência com frequência e seja adepto de pagar o valor mínimo (não basta pagar mais do que o mínimo), o banco terá a imagem de que você é um cliente que não possuí bons hábitos financeiros e diminui os pontos em seu histórico de crédito.     

Portanto, efetue o pagamento das faturas de acordo com o valor total e dentro do período de vencimento. Se não tem certeza que terá o dinheiro para o pagamento da fatura, não faça compras de altos valores e com um grande número de parcelas.

Uso do cartão de crédito com frequência

 Você deve fazer compras frequentes – não necessariamente no valor limite, e pagar suas dívidas em tempo hábil (dentro da data de vencimento da fatura).

A ampliação do limite de crédito pode ser oferecida a você através de uma notificação em seu aplicativo ou número de telefone informando o limite pré-aprovado, ou, você mesmo pode solicitar entrando em contato com o banco, desde que tenham se passado mais de seus meses após a entrega do cartão de crédito.

Score SPC/SERASA

Pode acontecer de o cliente ter um cartão de crédito ativo que utiliza para realizar suas compras, mas ter pendências em seu nome diante dos órgãos de proteção ao crédito. Nesse caso, o score do cliente estará baixo, e será preciso negociar suas dívidas com as empresas para limpar seu nome, conseguir aumentar a pontuação, e ter o aumento do limite aprovado.

Essas são as principais dicas para aumentar o limite do cartão de crédito, ou seja, efetuando o pagamento das faturas em dia, utilizando o cartão com certa frequência, evitando pagamentos mínimos e saque emergencial, você pode mostrar ao banco bons hábitos financeiros e ter um novo limite aprovado.