Como Funcionam as Cooperativas Financeiras?
Você pode não são o que são, mas com certeza já comprou produtos ou serviços de cooperativas. Esse é um setor importante para a economia brasileira, sendo responsável por “engordar” o PIB brasileiro e por gerar milhões de empregos em todo o país.
Existem cooperativas em diferentes segmentos. As mais conhecidas são as cooperativas financeiras e de transporte. O cooperativismo é uma forma que trabalhadores encontram para unir forças e vender seus produtos e serviços, além de obter outros benefícios.
Cooperativas crescem no Brasil em 2020
De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021, pesquisa realizada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em 2020 mais de 17,2 milhões de brasileiros faziam parte de cooperativas, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
Outro dado importante da pesquisa mostrou que as cooperativas geraram 455.095 empregos diretos em 2020, um crescimento de 6% em comparação a 2019, mesmo em um período marcado pela alta do desemprego. O país fechou 2020 com 4.868 cooperativas registradas no sistema OCB e destas 161 chegaram ao mercado no ano passado.
O que é uma cooperativa financeira?
Uma cooperativa é uma sociedade de livre associação de trabalhadores de um mesmo segmento. O grupo busca se juntar para vender produtos e serviços com maior facilidade no mercado.
Uma cooperativa de produtores orgânicos, por exemplo, pode ser formada por pequenos agricultores que têm dificuldade de comercializar seus produtos no mercado. Com a cooperativa, fica muito mais fácil ampliar a produção e vender para clientes grandes, garantindo o sustento de todos os produtores.
Já uma cooperativa financeira pode ajudar pequenos empreendedores a obterem crédito com mais facilidade no mercado. Geralmente sem garantia e pouca expectativa de retorno, novos empresários encontram dificuldade para conseguir crédito. Com isso, ao participar de uma cooperativa de crédito, ele pode ter facilidade para conseguir crédito com juros mais baixos para movimentar seu negócio.
Outro ponto importante a ser citado é que as cooperativas não possuem fins lucrativos. Logo, todo dinheiro arrecadado de seus associados é reinvestido na cooperativa. O intuito é fazer com que todos os cooperados possam aproveitar os benefícios de fazer parte do grupo.
Como funcionam as cooperativas financeiras?
As cooperativas são regulamentadas pela Política Nacional do Cooperativismo. Por conta de sua natureza financeira, estas organizações possuem alguns benefícios fiscais. Como iniciativas sem fins lucrativos, as cooperativas possuem isenção em alguns impostos para facilitar sua operação no mercado. Em uma cooperativa as decisões são coletivas, definidas em assembleias com os associados.
Nessas reuniões, os cooperados discutem as melhores formas de investir o capital da cooperativa, definindo a maneira mais vantajosa para ajudar a todos os cooperados. Dessa forma, é possível definir representantes, fazer os investimentos necessários e determinar os benefícios a que todos terão direito.
Confira, abaixo, os principais tipos de cooperativas existentes no Brasil.
- Agropecuário: as cooperativas agropecuárias atuam em segmentos que vão desde a produção agrícola, criação de gado até a agroindústria, ajudando na comercialização de produtos de seus associados.
- Crédito: as cooperativas de crédito oferecem soluções financeiras como empréstimos, cartões de crédito e investimento para seus associados.
- Transporte: as cooperativas de transporte atuam na prestação de serviços no segmento, desde o transporte coletivo, individual e de carga.
- Trabalho, produção de bens e serviços: estas cooperativas prestam serviços em diversas áreas, desde reciclagem e artesanato até turismo e lazer.
- Saúde: as cooperativas de saúde unem profissionais da área para oferecer planos de saúde para todos os associados.
- Consumo: as cooperativas de consumo atuam no segmento de compras coletivas para o varejo, garantindo que seus associados tenham acesso a produtos com menor preço.
- Infraestrutura: as cooperativas de infraestrutura atuam oferecendo serviços como eletricidade, telefonia e internet para seus associados.
Se associar a uma cooperativa é uma boa alternativa para pequenos empreendedores, que enfrentam diversos desafios para alavancar seus negócios.