Como fazer o Inbound Marketing na sua empresa

O cliente é fundamental para qualquer negócio, sendo necessário pensar em técnicas de conquista de novos clientes e em como fazer inbound marketing, para que assim mantenha um bom relacionamento com quem procura sua marca.

Por esse motivo, é cada vez mais comum que as pessoas tenham dúvidas e procurem saber mais sobre inbound marketing, assim como quais são os benefícios dessa técnica de marketing para a empresa. 

Se você tem dúvidas nesse sentido, não se preocupe, pois vamos lhe orientar no decorrer deste material.

O que é inbound marketing?

Basicamente, o  inbound marketing consiste em ações voltadas para o Marketing Digital, que tem como objetivo captar, atrair e fidelizar as pessoas que buscam sua empresa e que podem vir a se tornar clientes em potencial. 

Com isso, o foco do inbound é em clientes que têm interesse no negócio, tornando-se leads.

Os leads são clientes em potencial, ou seja, pessoas que estão quase completando sua jornada de compra na empresa. 

Para que esse processo se complete, é necessário nutrir esse usuário com conteúdos que sejam interessantes, atrativos e que ajudem no processo de conversão. Essa nutrição do lead pode ocorrer por meio do envio de:

  • E-books;
  • Emails com mensagens personalizadas;
  • Conteúdo nas redes sociais;
  • Mensagens no celular.

Após o processo de compra, é importante continuar um relacionamento com o cliente, encantando o seu consumidor e focando na melhor experiência e manutenção desse relacionamento.

Quais são os seus benefícios?

Agora que você já sabe o que é o inbound marketing, vale a pena conhecer os benefícios em apostar nesse tipo de serviço. Confira!

  • Criação de conteúdos específicos para captar clientes;
  • Mensuração de resultados mais assertiva;
  • Otimização do tempo e dos investimentos da empresa;
  • Maior economia para sua empresa;
  • Possibilidade de aumentar a credibilidade do negócio.

Com isso, apostando em ações do  inbound marketing, sua empresa consegue aumentar as vendas e ter uma melhora de seus resultados. 

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Contudo, neste ponto, outro aspecto importante que precisa ser destacado é conhecer as diferenças em torno do tema inbound e outbound.

Isso porque são ações que podem ser complementares, mas se baseiam em técnicas completamente distintas.

Isso porque, enquanto o inbound marketing tenta captar o cliente por meio da atração, criando um interesse pela marca, o outbound trabalha com formas mais tradicionais, conhecida como interruptiva. 

Desse modo, no segundo caso, a estratégia consiste na utilização de outdoors ou banners (físicos e digitais), bem como vídeos publicitários durante a navegação pela internet ou uso de aplicativos no celular.

As 4 etapas do Inbound Marketing 

Existem algumas etapas no Inbound Marketing, que falaremos a seguir, e que são fundamentais para boas campanhas.

Conhecidos como as 4 principais etapas da estratégia, visam trazer um resultado mais otimizado e constante na relação com os consumidores/potenciais clientes. São elas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Fechar;
  • Manter.

A primeira etapa é voltada para uma atração, pois até então, a pessoa não conhece sua empresa. 

Por isso, essa etapa é essencial para criar um conteúdo que possa atrair a atenção do cliente e instigar a conhecer a marca. 

A segunda etapa é voltada à conversão e começa a ser aplicada após a atração do cliente, assim como do conhecimento de seus interesses e necessidades. 

Nessa ação, o lead precisa ser nutrido, com o envio de material e até mesmo o contato por ligação para que se aproxime e considere cada vez mais a empresa.

A etapa de fechar é quando o lead finalmente torna-se um cliente, efetivando uma compra. 

Após o processo da compra, é fundamental manter esse cliente, trazendo dicas, sugestões sobre os seus serviços, criando um relacionamento com seu negócio a longo prazo. 

Esse processo segue, portanto, com a criação de um conteúdo que tenha qualidade para o público e  traga novidades, formas de uso, cuidados, bem como outros produtos que podem ser de interesse desse cliente.

Como aplicar o Inbound Marketing em sua empresa?

Diante das vantagens do Inbound Marketing, é fundamental discutirmos sobre como aplicar essa ação. 

Existem algumas técnicas ligadas ao marketing de conteúdo, assim como de SEO, que visam melhorar o posicionamento de uma empresa nas redes sociais e no Google. 

Além disso, existem métricas que podem ser definidas para verificar o desempenho da empresa!

Essas técnicas são importantes durante todo o planejamento de comunicação, incluindo a criação de anúncios nas redes sociais e até mesmo no Google. 

Por isso, se você quer saber como anunciar no Google Ads com qualidade e saber se essa ação será benéfica para seu negócio, continue conosco neste artigo.

Campanhas pagas no google e redes sociais

Basicamente, o Google é uma ferramenta de busca, que concentra milhões de usuários em pesquisas. Para ter um bom posicionamento no Google é necessário adotar algumas boas práticas na criação de materiais, bem como criar um anúncio com:

  • Palavras-chaves específicas;
  • Público-alvo bem definido;
  • Área de abrangência clara;
  • Orçamento determinado.

Além disso, a pessoa pode escolher a periodicidade para a realização do serviço. 

Nas redes sociais também é possível fazer anúncios e, por isso, falaremos sobre  Como funciona o Facebook Ads e o Instagram. 

Ambas as plataformas atraem um grande número de pessoas, tendo elevada visualização diária. 

Por isso, vale a pena investir no anúncio de publicações, serviços e produtos nas redes sociais para captar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram no seu negócio.

Inclusive, é possível interligar o Facebook com o Instagram Ads, tendo acesso ao monitoramento da rede, métricas, assim como os resultados do anúncio. 

No caso dessas campanhas, é preciso destacar que se tratam de ações de Outbound. Mas, como dito anteriormente, é possível aliar seus benefícios às campanhas de inbound.

Isso porque serão os conteúdos de qualidade que possibilitarão um posicionamento orgânico e constante, bem como estreitar os laços com o cliente a longo prazo, visto que sua confiança é conquistada. 

Enquanto isso, o outbound trata de um primeiro contato de forma paga, ou um remarketing para reativar usuários, conforme as buscas e interesses daquele potencial cliente. Por isso, promova sua marca com as técnicas de marketing!