IA e tráfego orgânico: como aliar ambos?

Aliar IA e tráfego orgânico pode ser mais fácil do que se imagina

Com a IA em alta no mundo todo, saber como aliar essa tecnologia inovadora com o marketing digital é uma forma bastante interessante de utilizá-la “para o bem”, a fim de trazer lucros consideráveis para uma empresa. Quando o assunto sobre tráfego de um site surge, infinitas possibilidades de unir IA e tráfego orgânico podem aparecer.

A IA é uma tecnologia considerada incrível por muitos, afinal, quando são observados os feitos que a inteligência artificial já proporcionou para a humanidade, é possível conferir a automatização de diversos setores e, até mesmo, a implementação dessa tecnologia para salvar vidas.

No ramo da informática, já existem casos de sites criados a partir das linhas de códigos desenvolvidas por uma inteligência artificial. Se essa tecnologia é capaz de montar um site mais completo e “leve”, por não precisar de dezenas de plugins para transcrever os códigos de HTML e CSS, e até mesmo salvar vidas, com certeza ela é capaz de fazer qualquer coisa, inclusive, aumentar o tráfego de um site.

Confira, a seguir, um pequeno exemplo da utilização da IA no ramo de marketing digital: como o site desenvolvido “pela inteligência artificial” é feito totalmente em códigos, dispensando o uso de plugins, o tráfego dele tende a aumentar por oferecer maior velocidade de navegação e mais relevância para o público, já que o site será mais leve quando comparado a outro cheio de plugins, além de ter uma otimização melhorada.

Mas, além dessa forma de aumentar o tráfego com IA, existem outras mais fáceis que poderão ser vistas a seguir, afinal, com tantas possibilidades trazidas pela IA  no universo tecnológico, citar apenas uma maneira de utilizá-la não faria sentido.

Como unir IA e tráfego orgânico de um site

Quem atua no marketing digital há um bom tempo sabe que por meio de técnicas SEO (otimização de mecanismos de busca) é possível ter uma melhora significativa na classificação de um site, assim como nos resultados de buscas. Por esse motivo, a demanda por profissionais nessa área está crescendo no ambiente digital.

Com isso em prática, milhares de empresas se beneficiam, já que quanto mais relevante e otimizado um site for, mais tráfego ele terá e, consequentemente, maior será a taxa de conversão e de vendas geradas por meio dele.

Assim, a inteligência artificial pode ser utilizada para criar pautas que ajudarão a desenvolver um conteúdo rico e otimizado, que trará para um blog pessoal ou até mesmo para uma página do site maior relevância de acordo com os mecanismos do Google.

Ao fazer isso, a IA terá influenciado diretamente no tráfego, pois por meio de palavras-chave e das otimizações efetuadas nos textos e nas páginas do site, os mecanismos de buscas entregarão o conteúdo para mais pessoas, por ser mais relevante.

Outra maneira encontrada, que mostra como a IA consegue influenciar diretamente na geração de tráfego, é por meio de uma ferramenta muito utilizada, principalmente por profissionais do mundo do SEO. Essas ferramentas são chamadas de chatbots. Com elas, é possível realizar diversos atendimentos simultaneamente e, assim, melhorar o atendimento prestado pela empresa.

Esses exemplos mencionados mostram como a inteligência artificial pode ser uma grande aliada do marketing digital. Muitas pessoas estavam utilizando essa ferramenta também para criação de textos, mas isso já está sendo dispensado, pois como todos os profissionais da área sabem, os mecanismos de buscas sempre priorizam conteúdos humanizados.

Isso foi descoberto da pior forma para alguns “desavisados”, que tiveram uma queda drástica no tráfego de sites a partir do momento que conteúdos criados com IA foram ao ar. Logo, isso ficou um pouco mais evidente. Portanto, ao unir IA e tráfego, é importante usar essa ferramenta com sabedoria e não cruzar a linha tênue que existe entre essa ferramenta e o conteúdo gerado de gente para gente.