Pisos de madeira: saiba como cuidar!
Os pisos de madeira trazem beleza e sensação de aconchego, além de criarem mais proximidade com a natureza. Esse tipo de revestimento é antigo e, atualmente, é produzido com matéria-prima renovável.
É uma opção de alta durabilidade, estética impecável e consegue valorizar qualquer tipo de imóvel. Devido à sua versatilidade pode ser aplicado em todos os projetos, sendo comercial ou residencial.
Nesse artigo vamos discorrer sobre as vantagens que esse tipo de piso oferece, quais são os cuidados mais importantes para limpar e qual o modelo apropriado para cada ambiente.
Vantagens do piso de madeira
Os pisos de madeira se destacam das demais opções por conta de sua beleza e aconchego, mas eles também trazem outras vantagens, como:
- Peças exclusivas;
- Conforto acústico;
- Durabilidade;
- Conforto térmico;
- Versatilidade.
O piso de madeira é um produto natural, por isso, cada peça possui veios, tonalidades e cores exclusivas. Existem variações de tons ou a possibilidade de instalar algo mais uniforme, mesmo assim, sempre haverá diferenças entre as peças.
Eles são uma boa solução para quem precisa de isolamento acústico, justamente por isso são tão usados em teatros, auditórios, museus, projetos comerciais, entre outros.
Independentemente dos recursos usados para construir um projeto, como pistola pintura eletrostática a pó, instalar pisos de madeira é algo para a vida toda.
Ao longo do tempo, mesmo que fique um pouco desgastado, existe a possibilidade de restaurá-lo, por meio de raspagem e aplicação de verniz.
Se a intenção é reduzir o desconforto térmico dos ambientes, a madeira também é um boa opção devido à sua capacidade de estabilizar a temperatura do ambiente.
Por fim, o piso de madeira é versátil e pode ser combinado com vários outros tipos de materiais, como aço, ferro, gesso e assim por diante.
Cuidados necessários
Instalar piso de madeira é um investimento, por isso é necessário cuidar muito bem desse material. Para limpar você pode usar uma vassoura ou aspirador de pó. Caso utilize a vassoura, ela precisa ter cerdas macias para não arranhar.
Depois de varrer ou aspirar é necessário usar um pano úmido, inclusive para limpar rodapé de madeira 7 cm. Na limpeza diária, o ideal é usar apenas água e durante a limpeza semanal você pode usar detergente diluído.
Evite produtos à base de silicone pois podem manchar, assim como não se deve usar produtos abrasivos como água sanitária, esponja de aço, saponáceos, entre outros.
Modelos para cada ambiente
O tipo de piso de madeira usado em cada ambiente vai depender muito da proposta do projeto e do gosto pessoal do morador. A madeira maciça apresenta maior durabilidade e resistência, mas possui valor mais elevado.
Ao longo do tempo, também é necessário investir em alguns cuidados, como restauração de pisos com Bona. Quem quer economizar pode optar pelo piso laminado, que possui fácil aplicação e é excelente para salas, quartos e escritórios.
Para a cozinha, o porcelanato tipo de madeira é ideal, tendo em vista que esse espaço fica mais exposto à gordura e umidade.
Quanto ao banheiro, a melhor opção é o porcelanato que imita madeira, visto que pode ser usado até mesmo dentro do box. Entretanto, peça indicações porque alguns modelos são mais escorregadios.
As opções para os quartos são mais variadas e você pode usar tacos, parquet e assoalho. Se a ideia é economizar sem abrir mão da beleza da madeira, uma dica é optar pelo laminado.
O vinílico também é uma boa opção tendo em vista a facilidade na limpeza, além de ser aconchegante e confortável ao toque. Pessoas com crianças pequenas e que ainda engatinham encontram no vinílico mais segurança para o dia a dia.
Quem vive em regiões mais quentes e secas e precisa constantemente de serviços como lavagem de cadeiras a seco, pode optar pelo piso frio que imita madeira para reduzir a sensação de calor.
Considerações finais
A madeira é um material nobre e natural, que faz parte dos projetos arquitetônicos há muito tempo. Hoje em dia os pisos feitos de madeira são provenientes de materiais renováveis, que os tornam mais sustentáveis.
Além de deixar sua casa mais bonita, confortável e aconchegante, essa opção valoriza o imóvel, sendo algo vantajoso para quem deseja alugar ou vender sua propriedade.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse produto e agora já sabe quais são as melhores opções para cada cômodo da sua casa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.