O que é CTR no Google?

Se você está começando a estudar sobre o marketing digital, ou se está iniciando uma campanha de divulgação online, mais cedo ou mais tarde você vai ouvir falar sobre o CTR e a importância de aumentar CTR no Google.

O problema é que pouca gente sabe o que é o CTR e porque ele é tão importante, se for o seu caso, então você acabou de encontrar a solução. Neste artigo vamos te explicar o que é o CTR e porque é importante monitorar os valores desse indicador.

Para começar, vamos entender o que é o CTR. O termo CTR é uma sigla que representa a expressão em inglês “ Click Through Rate”, que traduzida significa taxa de cliques.

Ou seja, em termos simples o CTR nada mais é um indicador que avalia a taxa de cliques sobre um anúncio veiculado. Essa taxa é muito importante para ajudar os idealizadores da campanha de marketing a entender se estão usando as melhores soluções de divulgação.

Esses valores indicam também como os anúncios estão sendo recebidos pelas pessoas que são alcançadas. Mas como você pode saber qual o seu e o que fazer para aumentar o CTR no Google? Vamos te ajudar a entender.

Como saber qual o seu CTR?

Existem diversas ferramentas que são utilizadas para monitorar e avaliar as estratégias de marketing digital. Essas ferramentas geralmente te ajudam a entender quantas pessoas foram alcançadas pelo seu anúncio, e quantas pessoas reagiram.

Para saber qual o CTR do seu anúncio você precisa dividir a quantidade de cliques que o anúncio recebeu, pela quantidade de pessoas que visualizaram o seu anúncio. Esse valor vai ser a sua taxa de cliques.

Com base nesse valor você vai entender se sua campanha está dentro dos parâmetros ou fora deles. Para exemplificar, vamos imaginar que seu anúncio foi exibido cerca de 8.000 vezes, entretanto, ele só recebeu 80 cliques.

Neste caso, o CTR do seu anúncio foi de 1%, ou seja, 1% das pessoas alcançadas pelo anúncio reagiram a ele através de um clique. Mas qual o CTR ideal para um negócio, e quando você precisa aumentar CTR no Google?

Qual é o CTR ideal?

Agora que você já sabe como calcular o CTR talvez esteja se perguntando, como saber se o CTR do meu negócio está bom? Isso é bem simples, de acordo com os especialistas em marketing digital, uma taxa de CTR boa varia entre 3% e 5%.

Dessa forma, vamos rever os valores mencionados anteriormente. Se você receber apenas 80 dentro de 8.000 visualizações é sinal que sua taxa de CTR está abaixo do ideal, e que algo está atrapalhando a captação de cliques.

Por outro lado, se você receber 400 cliques dentro de 8.000 impressões, a sua taxa de cliques é de 5%, ou seja, está dentro de uma taxa de cliques ideal. É evidente que nada impede de buscar resultados melhores, ainda mais se a sua taxa estiver abaixo do ideal.

Vamos entender o que você pode fazer se a sua taxa de cliques for inferior a 3%, e como você pode aumentar essa taxa.

O que fazer quando o CTR está baixo?

Se o CTR da sua campanha estiver inferior a 3% então vai ser necessário rastrear as falhas que estão presentes na sua estratégia de divulgação. Você precisa identificar o quanto antes quais foram os erros cometidos.

Ao identificar os erros, você precisa encontrar soluções para corrigir e aumentar CTR no Google. Vamos ver algumas dicas de como fazer isso.

Como aumentar CTR no Google

Para te ajudar a aumentar o CTR dos seus anúncios sem grandes dificuldades, separamos três soluções eficientes para alcançar este objetivo, que são:

  • Determine um público específico;
  • Use palavras chave;
  • Explore gatilhos mentais.

Quando você determina o público específico para quem o anúncio vai ser exibido, você pode até reduzir a quantidade de visualizações, entretanto, as suas chances de alcançar pessoas interessadas aumentam consideravelmente.

Usar palavras chaves também é uma técnica muito poderosa, já que as pessoas que usam o Google para fazer pesquisas geralmente estão em busca de algo do interesse delas. 

As palavras chaves podem te ajudar a alcançar pessoas interessadas que estão procurando pelo produto ou serviço que você está anunciando.

Além disso, os gatilhos mentais podem mexer com as decisões das pessoas, fazendo com que elas cliquem no anúncio em busca de mais informações. Essas dicas podem te ajudar a aumentar CTR no Google. Se gostou do artigo, compartilhe com outros!