Marketing Digital: como funciona na prática

O marketing digital vai muito além de comprar um domínio, pagar um servidor e colocar o site no ar, ele é uma estratégia que envolve muitas coisas e faz a sua empresa alavancar, afinal a propaganda é a alma do negócio.

Seu principal objetivo é valorizar a marca e com isso conquistar um espaço na internet, atraindo os clientes para conhecerem seus produtos e serviços.

Essa estratégia é válida para todos os segmentos, desde empresas de orçamento de consultoria em TI até lojas de móveis.

Pense que o marketing sempre existiu, seja através de campanhas publicitárias em:

  • Rádios;
  • TV;
  • Outdoor;
  • Panfletos.

Sempre houve um meio onde os negócios pudessem divulgar o seu trabalho, porém com o advento da internet, os consumidores mudaram, por isso as empresas se viram na necessidade de investir no marketing digital.

Afinal, as pessoas passam boas horas do seu dia conectados na internet, nada mais justo que usar todo o potencial desse meio a favor da sua empresa de rastreamento de veiculos por exemplo.

O que é Marketing Digital?

É o conjunto de técnicas que tem o objetivo de fortalecer a marca no ambiente virtual, com isso essa estratégia usa as redes sociais, e-mail marketing, blogs e sites para as empresas.

Com isso as marcas criam uma relação mais próxima com as pessoas, convertendo elas em clientes. 

É importante deixar claro que o marketing digital funciona de uma forma personalizada para cada segmento, afinal os públicos, os meios de comunicação e a linguagem é diferente de um para o outro.

Sendo assim, as estratégias usadas numa empresa de controle de acesso não são as mesmas de uma loja de câmeras fotográficas, por isso não tem uma receita que funcione para todos, o ideal é conhecer o seu consumidor o melhor possível.

Resumindo, o marketing digital tem o objetivo de criar, ampliar e construir negócios utilizando a internet como foco, se utilizando de ferramentas como as redes sociais e todos meios de comunicação presentes na internet.

Como funciona o Marketing Digital?

Como tudo na vida e no mundo dos negócios, para que o marketing digital funcione da melhor forma e você consiga alcançar os objetivos esperados é importante que se tenha planejamento.

Basicamente existem quatro termos técnicos que são o objetivo do marketing digital, veja a seguir quais são eles e como funcionam.

Primeiro é o tráfego, que consiste na captura de visitantes para as páginas da empresa. Esses usuários chegam por meio de algo que chamou a sua atenção, e essa interação ocorre através das redes sociais.

Após esse usuário ter tido o primeiro contato com o seu produto ou serviço, começa a segunda etapa, que é o engajamento. Ele ocorre através de alguma interação feita por essa pessoa através de like, comentários e compartilhamentos.

Logo após temos a etapa de conversão, é nesse momento que o cliente informa seu e-mail ou realiza algum outro objetivo da campanha, com isso a sua empresa terá acesso aos dados desse possível cliente.

O que nos leva ao último passo, a retenção, onde de fato aquela pessoa pode virar um cliente e com isso dar lucro para o seu negócio.

A partir daí é hora de mandar todo o material de divulgação do seu produto, além de ofertas para trazer esse cliente para a sua empresa.

Como funciona o Marketing Digital para os vendedores?

Para atender as expectativas da demanda do novo consumidor, além das empresas os vendedores também precisam se adequar ao mercado, com isso dividimos as vendas em dois cenários: venda simples e vendas complexas.

A venda simples diz respeito a aquelas que acontecem nas lojas, o cliente escolhe o que precisa e muitas vezes não precisa da ajuda de nenhuma pessoa.

Porém até nesse modelo as lojas precisam continuar se preocupando com esses clientes, afinal existem pessoas que não têm muita familiaridade com a tecnologia, podendo ficar perdido com algum processo de compra.

Exemplo, uma pessoa coloca no buscador “consultoria de TI preço”, encontra a loja, mas na hora de efetuar a compra do serviço, não consegue seguir os passos.

Por isso é importante que sempre tenha um consultor online, para auxiliar em qualquer problema que surgir, com isso os vendedores precisam se adaptar e estarem prontos para prestar atendimento à distância.

Já nas vendas complexas, geralmente possui um ciclo mais longo e exige que o cliente seja acompanhado por esse vendedor em todo o processo de compra como uma espécie de rastreador em tempo real.

Na era digital é importante encontrar maneiras inteligentes de se conduzir esse processo, para não perder tempo e com isso perder clientes em potencial que podem cansar devido a demora.

O marketing digital chegou para otimizar vários processos e com isso alavancar as vendas das empresas, com os recursos digitais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.