Inbound Marketing e Outbound Marketing: o que é e qual a diferença
Investir na criação de campanhas publicitárias tem deixado de ser um diferencial estratégico e se tornado indispensável para a sobrevivência e prosperidade das empresas no mercado. Assim, Inbound Marketing e Outbound Marketing são estratégias importantes.
Isso porque, muito além de viabilizar a distribuição da marca ou de um produto para o público geral, essas ações permitem a conquista de um público mais segmentado e a efetiva adaptação do seu negócio aos novos padrões de consumo dos compradores.
Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas – como os sistemas de crm gratuitos – no ambiente de trabalho também tem contribuído com o aumento da rentabilidade e lucratividade empresarial, bem como a fidelização dos clientes e consolidação no mercado.
Por isso, se você deseja saber mais sobre como alavancar o seu negócio de forma eficiente e econômica, continue a leitura!
O que é o Inbound e o Outbound Marketing?
Com as alterações no mercado – especialmente com o desenvolvimento exponencial do e-commerce –, as estratégias utilizadas nas ações publicitárias também sofreram mudanças importantes, dando origem a novas terminologias como o Inbound e Outbound marketing.
No entanto, mesmo que ambas as estratégias estejam centradas no aprimoramento das vendas e no alcance de um sucesso maior para a empresa, as metodologias utilizadas são bastante opostas e oferecem vantagens distintas de acordo com cada tipo de negócio.
Por isso, é muito importante que os gestores estejam plenamente familiarizados com cada um desses conceitos antes de introduzi-los às suas instituições comerciais.
Isso porque, de acordo com as particularidades da marca e do segmento de atuação, o tipo de estratégia ou de tecnologias utilizadas – como o comercial crm – os resultados obtidos podem variar muito.
Assim, o Inbound Marketing é uma estratégia que visa fazer a atração e fidelização dos clientes por meio do despertar do interesse deles até a sua marca e os produtos disponibilizados pela sua equipe.
Isso pode ser feito através da produção de conteúdos qualificados na internet e na construção de relacionamentos mais aprofundados com o público.
Por sua vez, o Outbound Marketing é considerado uma técnica mais tradicional – e um pouco mais cara – que tem como objetivo conquistar novos clientes, mas por meio da busca ativa desses indivíduos.
Ou seja, em vez de fazer com que essas pessoas venham até a sua empresa, você vai até eles.
Isso pode ser realizado através de campanhas, em:
- Programas de rádio;
- Comerciais na televisão;
- Anúncios em jornais ou revistas;
- Mala direta;
- Efetuação de cartazes ou banners;
- Patrocínio de eventos, entre outros.
Ainda que sejam técnicas distintas, essas estratégias não podem ser classificadas como sendo mais ou menos efetivas. O nível de sucesso obtido dependerá de diversos fatores e características do seu negócio e meio comercial.
Principais diferenças entre essas duas abordagens publicitárias
Entretanto, tem sido cada vez mais recorrente que as empresas optem por adotar uma mescla das duas metodologias, sempre considerando o Retorno Sobre o Investimento (ROI) e a mensuração do impacto que essas estratégias tiveram nos clientes e no público-alvo.
Para que isso seja possível, é necessário se atentar à construção de um plano estratégico bem desenvolvido, criação de métricas efetivas, investimento em ferramentas que auxiliem no acompanhamento de dados e familiarização sobre as diferenças entre as abordagens.
Afinal, para que seja possível fazer com que essas ações se complementem de forma eficiente e poderosa, é fundamental compreender profundamente suas particularidades.
- Abordagem principal
A principal diferença de abordagens é que ao passo que o Inbound Marketing possui um foco maior na produção de conteúdo educativos ou de entretenimento – bem como o uso de ferramentas digitais, como os blogs, e-mails e softwares de crm online gratis.
Por outro lado, o Outbound centraliza suas ações na propaganda ativa na divulgação de um produto.
- Vantagens e desvantagens
O investimento no Outbound Marketing pode gerar vantagens importantes como a obtenção de ROI mais rápido, sendo mais facilmente mensurável, fácil de encontrar por profissionais da área e assertividade nos resultados.
Em contrapartida, o Inbound Marketing pode oferecer retornos precisos, otimização dos gastos com comunicação, panorama abrangente sobre as necessidades e preferências do mercado, aumento do ranqueamento em buscas orgânicas e crescimento do Ticket Médio da marca.
- Metodologia
O Inbound oferece um diálogo amplo, permitindo que os clientes opinem e tenham as suas necessidades ouvidas pela marca – podendo utilizar ferramentas como o crm online free, como forma de otimizar o uso de dados e as decisões administrativas.
Oferecendo uma outra possibilidade, o Outbound marketing foca em uma comunicação unidirecional.
- Segmentação
O Inbound Marketing é bastante conhecido pela sua capacidade e facilidade de segmentar os compradores, compreendendo suas particularidades e oferecendo para cada perfil de consumidor os materiais que mais lhes interessam.
Por sua vez, o Outbound Marketing conta mais com listas não segmentadas e propagandas que comumente não geram muito valor para o público em geral.
- Custos
Devido a utilização de canais de distribuição tradicionais, o custo médio para a aquisição de novos clientes e fidelização por meio do Outbound Marketing costuma ser relativamente maior do que no Inbound Marketing, mesmo que o último dependa de softwares como o crm gratis.
Isso se dá porque, o Inbound permite a conquista orgânica do público e a construção de uma boa reputação para a marca. Ou seja, você consegue projetar a empresa sem precisar pagar por essa propaganda.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.