O que é Marketing no Instagram?

Hoje, nós falaremos sobre o que é marketing no Instagram. E porque ele vai muito além de garantir mais curtidas no Instagram. E, sim, busca maior engajamento e, consequentemente, maiores receitas para a sua marca.

Esse marketing nas redes sociais ajuda você a se conectar com o seu público. Além de deixar você visível para um público enorme.

Hoje, definiremos sobre o que é esse marketing nas redes sociais. Além de mostrarmos o porquê ele é tão importante para você. Veja mais abaixo.

No que consiste o marketing no Instagram?

O marketing, no Instagram, passa pelo nosso entendimento do que é marketing digital. O que, também, passa pelo entendimento do que é marketing.

Em primeiro lugar, marketing é o conjunto de estratégias que é usada para aumentar a presença da marca, junto a determinado público. Para, assim, aumentar suas receitas. Assim, é preciso que ele se adapte ao meio onde está inserido.

Logo, o marketing digital é a transposição do marketing para o ambiente da internet. Visto que, atualmente, ninguém fica sem utilizar a rede. A presença da internet entre o público consumidor é maior ainda.

No entanto, como dissemos, o marketing precisa ser adaptado para o ambiente da internet. Assim como deve ser feita essa adaptação para o Instagram.

Isso porque o perfil de quem utiliza o Instagram é bastante variado. Mas , também, é bastante engajado com marcas.

Dessa maneira, o usuário da rede não busca seguir, apenas, quem está lá para vender. E, definitivamente, não quer seguir quem está voltado, única e exclusivamente, para fazer vendas na rede social.

Foi-se o tempo onde bastava anunciar os seus produtos e as eventuais promoções no Instagram. Ainda mais porque qualquer marca faz isso. Logo, você precisará de um diferencial.

As pessoas querem o chamado conteúdo relevante. Em outras palavras, querem conhecer a fundo a sua marca e assuntos relacionados a ela. Ou seja, o porquê vale a pena comprar de você e não do seu concorrente.

É preciso mostrar o diferencial dos seus produtos. Detalhes da fabricação ou, então, o porquê sua equipe se destaca das outras, caso você trabalhe, exclusivamente, com serviços.

Isso vai gerar maior engajamento e alcance da sua marca. O que vai se refletir no seu caixa, antes que você imagine.

Por que um bom trabalho de marketing no Instagram é importante?

Em primeiro lugar, por conta do público gigantesco. A rede chega a receber mais de um bilhão de usuários ao mês. E cada um deles gasta, em média, 53 minutos nela.

Assim, o Instagram é a segunda rede social, em número de visitas. Perdendo, apenas, para o Facebook. Ambas as redes do grupo Meta.

O Instagram permite que você se mantenha em contato com seus clientes. E prospectar clientes novos.

Além disso, as pessoas gostam de estar em contato com as marcas. Tanto que 90% das contas seguem, ao menos, uma empresa na rede social.

As vendas, também, tendem a subir bastante, se você está no Instagram. As chances de alguém visitar o seu site, depois de ver o seu Instagram são 65%.

Assim, o acesso a uma audiência, ávida por novidades e disposta a consumir é uma das vantagens. Mas não é a única.

Maior desenvolvimento de estratégias para a empresa

O marketing no Instagram, também, é o mais indicado para quem busca um maior reconhecimento de marca. Isso pois 83% das pessoas declaram que a rede ajuda a descobrir novos produtos ou serviços. Além de aumentar a confiança nas empresas.

Quase três quartos dos usuários tem as marcas com contas relevantes. E 78% as notas como populares. No entanto, quem não possui conta no Instagram tende a ser evitado.

Aumento do engajamento no Instagram

Se você busca um bom relacionamento com o seu cliente, as redes sociais se mostram como o lugar certo. Através delas, você obterá os feedbacks de que tanto precisa para manter os seus produtos sempre em um processo de melhoria contínua.

Esse feedback se dá por meio do engajamento. Ele é contabilizado pela quantidade de curtidas no Instagram, dos comentários, dos compartilhamentos e da quantidade de itens salvos.

Em meio ao conteúdo relevante que já citamos, da mesma forma, criar o que chamamos de conteúdo vendedor. Essas são os posts destinados a oferecer os seus produtos. Assim, consistem em publicações de itens que você vende e de promoções.

No entanto, esses devem ser alternados com posts de conteúdo. Dessa maneira, você impede que o seu Instagram fique semelhante a um simples catálogo. Como muitas marcas o fazem, de forma errada.

Essa alternância traz o consumidor para você. O primeiro motivo é o fato de que ele nota que você não está lá, apenas, para vender. Mas para entregar soluções para ele.

Em segundo lugar, os posts informativos ajudam a vender. Isso pois as pessoas tendem a desistir da compra por estarem em dúvida quanto ao produto ou a empresa. Logo, quanto mais informação, menores as chances de desistência.

Em comparação com outras mídias, o Instagram é o que gera mais engajamento. Apesar de os usuários do Facebook serem mais ativos, uma foto no Instagram alcança 23% mais pessoas.

Aumento nas vendas

Como nós já falamos, os usuários do Instagram são mais propensos a fazerem compras do que os outros. E não estamos falando de um público pequeno.

Nos Estados Unidos, 11% das pessoas que usam redes sociais compram no Instagram. No Brasil, não temos esses dados, mas acredita-se que o número seja bastante próximo disso.

Sabendo do seu público, o Instagram favorece essas interações. Na plataforma, você encontra diversos recursos para as interações comerciais. Existem, inclusive, ferramentas para que você compre, diretamente na rede social.

Podemos citar, com destaque, os links nos stories. Mas, da mesma forma, as tags de compra, os anúncios no Instagram e muitos outros recursos.

Chances de aumentar seu público consideravelmente

Como você já deve ter percebido, o Instagram é capaz de impulsionar o alcance da sua marca. Isso pois permite que você defina, com exatidão o seu público-alvo. Isso usando a segmentação do Gerenciador de Anúncios do Instagram.

Por meio dele, você consegue encontrar o seu público ideal. Para isso, pode lançar dados demográficos e de comportamento, por exemplo.

Você, ainda nessa ferramenta, tem acesso a diversas opções de marketing. Em conjunto com a segmentação, você consegue atrair muitos clientes em potencial. E, também, direcioná-los aos canais de venda adequados.

O Instagram, além disso, conta com uma ferramenta de análise que lhe dá a oportunidade de mensurar a performance dos seus anúncios. E, dessa forma, de toda a sua campanha de marketing.

Dessa maneira, você é capaz de medir o alcance e os gastos da sua campanha. Além de dados como a quantidade vendas e conversões e o custo por aquisição.

Em resumo, o marketing no Instagram tem o poder de fortalecer o seu mar e de trazer um público propenso a comprar seus produtos. Além de manter esse público engajado na sua marca.

No entanto, para isso, você precisa se valer de estratégias de marketing específicas para o Instagram. De fato, para muitas marcas, o Instagram se mostra como o pilar de suas estratégias de marketing digital.

Como dissemos, é importante adaptar os conceitos de marketing ao meio onde se pratica. Com o Instagram não é diferente.